Artrocentese / Artroscopia da ATM

O que é a Artrocentese?

Diversas pessoas sofrem diariamente com problemas que afetam a articulação da mandíbula com o crânio, também chamada de articulação temporomandibular (ATM). Os indivíduos afetados podem apresentar: dor articular, dor em face, estalo articular, cefaleia, dificuldade de abertura de boca e dificuldades mastigatórias. Os problemas podem simular algumas vezes uma dor de ouvido.

O tratamento destes distúrbios deve sempre ser feito por uma equipe multidisciplinar, onde a causa do problema deve ser diagnosticada e tratada para que não se agrave.

Pode ser necessário a utilização de placas para o controle de hábitos anormais ou parafuncionais, como o apertamento dentário ou o bruxismo, que geram sobrecarga e resultam diariamente em trauma para a ATM. As placas são confeccionadas em acrílico transparente, e normalmente adaptadas sobre os dentes superiores. Protegem as ATMs e os dentes durante o sono, mantendo a musculatura mastigatória relaxada. Por isso, também são chamadas de placas miorrelaxantes.

Alguns pacientes podem se encontrar em períodos de crise, onde a musculatura da mastigação encontra-se totalmente contraída e com diversos nódulos dolorosos (trigger points). A aplicação de toxina botulínica é um excelente recurso para estes pacientes em crises de dor, pois relaxa a musculatura rapidamente, tirando o paciente da crise e permitindo um tratamento mais tranquilo para a disfunção.

É importante comentar, no entanto, que a cooperação e disciplina do paciente é extremamente importante para a resolução do problema. Mesmo com todo o tratamento clínico existente, alguns pacientes podem apresentar apenas uma resposta parcial. Caso dor, estalo ou travamento ainda existam após o controle clínico inicial, um recurso atual extremamente valioso é a Artroscopia.

A artroscopia das articulações temporomandibulares é um procedimento extremamente seguro e inovador, onde pequenas micro-cânulas com câmeras de vídeo são inseridas dentro das articulações em um centro cirúrgico hospitalar. Estas câmeras permitem um diagnóstico preciso de todas as alterações anatômicas pois o cirurgião pode ter a visão direta da articulação por dentro. Além do diagnóstico preciso, a artroscopia possibilita a remoção de “aderências” teciduais, permitindo a melhora de estalidos e travamentos. Uma lavagem das articulações é feita também durante o procedimento para eliminação das substâncias inflamatórias (citocinas) que são as responsáveis pela perpetuação da inflamação nas ATMs. Ao final do procedimento, a lubrificação das articulações é feita com uma substância chamada ácido hialurônico, que está presente normalmente nas articulações e no nosso corpo, e tal lubrificação ajuda a promover o reparo tecidual das articulações.

Este procedimento é inovador e tem sido considerado um grande avanço no tratamento das disfunções que envolvem as ATMs. Além de todas as vantagens já mencionadas, é considerado um procedimento conservador, sem incisões e com mínima possibilidade de complicações.