Redução de aréolas das mamas (Areoloplastia)

Por que a redução de aréolas das mamas é necessária?

Quando as aréolas (pele mais escura ao redor dos mamilos) da mama são muito grandes e até mesmo desiguais podem causar certo incômodo, por ficarem desproporcionais com o restante do corpo. E a areoloplastia visa reconstruir uma ou as duas aréolas dos seios para deixá-las uniformes.

Geralmente, a cirurgia é mais procurada pelas pacientes para reduzir o tamanho da aréola grande, mas também pode alterar o seu formato e deixá-la simétrica. O procedimento pode ser realizado isolado ou combinado com uma mamoplastia. No entanto, será necessário passar em avaliação com um cirurgião plástico para receber a indicação médica certa para cada caso.

O procedimento é indicado apenas para mulheres com seios completamente desenvolvidos.

Como realizamos a redução de aréolas das mamas?

A areoloplastia é realizada a partir de marcações no contorno das aréolas, com uma parte da pele em formato de anel sendo retirada. Em seguida, a aréola é redesenhada e fixada no centro dos seios.

A cirurgia para diminuir a aréola isolada leva cerca de uma hora de duração com sedação e anestesia local. A liberação médica, geralmente, acontece no mesmo dia.

A cicatriz fica na linha de transição entre a cor da aréola e o tom de pele. Com certos cuidados, como evitar qualquer tipo de fumo e se expor ao sol, a cicatrização deve ficar imperceptível.

Contraindicações

Pessoas com doenças autoimunes, como o lúpus eritematoso sistêmico, ou enfermidades crônicas, como insuficiência cardíaca, devem evitar a cirurgia sob o risco de piorar o quadro da doença.

Pacientes com comorbidades, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade, possuem o risco cirúrgico aumentado. No entanto, podem ser submetidas ao procedimento quando bem preparadas e orientadas.