Ginecomastia

O que é?

Ginecomastia é uma condição que afeta os homens provocando o aumento descontrolado das mamas masculinas. Entre as possíveis causas desta condição estão a obesidade, a insuficiência renal e infecções nos testículos, além de ser um efeito colateral comum em decorrência do uso contínuo de alguns tipos de medicamentos hormonais e anabolizantes.

Por que a cirurgia de ginecomastia é necessária?

A cirurgia para corrigir a ginecomastia é necessária e indicada para os homens que desejam melhorar a estética de sua região peitoral e, especialmente no caso dos adolescentes, para evitar transtornos emocionais.

Como realizamos a ginecomastia?

A cirurgia consiste em remover a maior parte do tecido glandular e da gordura das mamas masculinas.

O Dr. Alexei Gama Cavalcanti, da Clínica Vitruviana, explica que a cicatriz fica bastante disfarçada por apresentar o formato de uma meia lua na margem inferior da aréola, e se associa a lipoaspiração de toda a região peitoral.

A anestesia é local com sedação. O procedimento costuma durar de uma a duas horas, com o paciente sendo liberado ao final do mesmo dia.

Entre as orientações pós-operatórias, será necessário usar cinta cirúrgica por um mês. Atividades físicas serão liberadas somente após esse período. Não existe restrição para atividades sexuais após uma semana, mas sempre deve-se evitar fazer excesso de esforço com os braços e o peito durante o primeiro mês.

Contraindicações

Pessoas com doenças autoimunes, como o lúpus eritematoso sistêmico, ou doenças crônicas, como insuficiência cardíaca, devem evitar a cirurgia sob o risco de piorar o quadro da enfermidade.

Pacientes com comorbidades, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade, possuem o risco cirúrgico aumentado. No entanto, podem ser submetidos ao procedimento quando bem preparados e orientados.